quinta-feira, 28 de março de 2013



Quem Somos


Este Blog foi desenvolvido por cinco educadoras da Rede Salesiana de Escolas que estão finalizando a  Especialização em Ensino e Aprendizagem de Matemática nas Séries Iniciais (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) pela Universidade Católica de Brasília. 
Como o curso é online e cada uma de nós mora em uma cidade diferente, a contribuição para o aprendizado e prática pedagógica é bastante significativa.

Uma de nossas disciplinas é  "Mídias na Educação Básica" e tem como objetivo exercitar as diferentes capacidades, habilidades e competências em diferentes linguagens, como forma de melhorar o ensino, fazendo com que o educador utilize vários recursos e amplie metodologias inovadoras como a mídia, potencializando o processo de interpretação e principalmente repensando na Educação como formação do conhecimento, despertando o interesse, e possibilitando uma efetiva aprendizagem.

Esperamos que gostem do blog e de nossas sugestões e dicas de como trabalhar utilizando esta ferramenta tão importante e presente em nossas vidas.


Olá! Sou Fabiana, graduada em Pedagogia e pós graduada em Psicopedagogia pela UNICAMP. Moro em Campinas desde que nasci e leciono na educação infantil (infantil 3) no Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora. Gosto muito do que faço e tenho utilizado novas ferramentas e mídias para complementar meu trabalho com as crianças.

Olá!! Meu nome é Raquel, sou graduada em Artes Visuais - Licenciatura Plena e pós graduada na área de Educação Especial - Inclusão na Escola. Moro em Porto Alegre/RS e leciono para o 5º ano do Ensino Fundamental I no Instituto Maria Auxiliadora. Busco aprimorar e ampliar meus conhecimentos constantemente quanto à metodologia do ensino da Matemática. Onde eu possa estar aprendendo e desenvolvendo métodos que possam facilitar e esclarecer o entendimento e a aplicabilidade da mesma.

Me chamo  Karine, sou graduada em Pedagogia pela UNIP - Brasília e pós graduada em Docência em Educação Superior pelo IESB - Brasília.Morava em Brasília e recentemente me mudei para Palmas TO, lecionava  no Colégio Salesiano Dom Bosco para o 5º ano. Agora estou trabalhando no Colégio Marista de Palmas, lecionando para o 4º e 5º ano. Amo e me surpreendo a cada dia com a educação.Estou adorando fazer essa pós graduação em Metodologia da Matemática, pois estou aprendendo a cada dia e com certeza vem me agregar muitos conhecimentos que serão relevantes na minha atuação como educadora.

Olá, me chamo Ester, sou pedagoga e professora no IMA - Instituto Maria Auxiliadora de Goiânia-GO, atualmente cursando Pós Graduação em Psicopedagogia, no intuito que possa agregar conhecimentos para aprimorar e facilitar o ensino e aprendizagem em sala de aula, sou admiradora de Paulo Freire e ele dizia que o professor tem que estar em constante aprendizagem, formação e aprimoramento.

Olá, eu me chamo Daniela Laura, sou psicopedagoga trabalho no colégio CENSA da cidade Lins com o 3º ano do fundamental1, atualmente estou cursando pós em matemática para séries iniciais pela a RSE, na qual estou descobrindo o prazer pelo estudo e encantada com o material da RSE. Por isso a cada dia quero me aprofundar mais no estudo, o meu TCC pretendo fazer sobre a fração em nosso dia a dia.



domingo, 24 de março de 2013



Desafios Matemáticos.


As contribuições das brincadeiras no processo de ensinar e aprender Matemática possibilita o desenvolvimento das habilidades matemáticas, bem como, a ampliação da sua capacidade corporal, sua consciência do outro, a percepção de si mesmo como um ser social, a percepção do espaço que o cerca e de como explorá-lo. Quando a criança brinca, ela enfrenta desafios e problemas que precisam ser resolvidos. Brincando ela obtém informações, aprende com o outro, troca informações, busca caminhos, descobre, pensa, inventa, convive, aprende a respeitar, a cooperar, a assumir responsabilidade diante dos desafios. Estes momentos de vivência e interação entre os educandos possibilita ao educador mediar e interligar que as habilidades necessárias para brincar são as mesmas para resolver problemas.






Por Raquel Garbin Megiolaro


Atividades que integram os conteúdos do 5º e 6º ano.


Na reportagem da Revista Nova Escola da edição de novembro de 2012, mostra a importância do educador entender as dificuldades dos seus alunos em relação aos conteúdos matemáticos que serão trabalhados nos anos posteriores. É necessário que o professor observe as estratégias utilizadas pelos alunos para chegar a um resultado, antes de avançar em conteúdos inéditos. É imprescindível que seja trabalhado os conteúdos que os alunos apresentam dificuldades durante todo o ano letivo, como situações que envolvem medida, sistema monetário, frações e divisão. 

Veja algumas sugestões de atividades a seguir:



Fonte: Revista Nova Escola Edição de novembro de 2012. p. 47 e p.49

Por Karine Freitas de Paiva Cardoso 


O sistema de medida.

Sabemos que as medidas estão presentes em nosso cotidiano, por exemplo, o quilômetro é usado para medir longas distâncias, o metro é utilizado para medir altura, largura, altitude e outras extensões, e o centímetro se usa para medir pequenos comprimentos.





Atividades:

a) Quanto de altura em mm o cão dinamarquês tem?

b) Quantos cm media o cabo da maior vassoura?

c) O maior pacote de biscoito tinha 100152 unidades, se em vez de 26 biscoitos em cada bandeja tivessem 30 biscoitos qual seria o total?

d) Quantos anos tem desde o ultimo registro da maior vassoura no Guinness Word Records?



Por Karine Freitas de Paiva Cardoso


Curiosidade sobre os números.



Explique porque deduziu-se que os corvos não sabem contar.


Por Karine Freitas de Paiva Cardoso





Sistema de Numeração.

O nosso sistema de numeração é conhecido como decimal. Na representação decimal dos números, cada ordem tem um nome. A palavra ordem é usada nos textos de matemática para se referir o lugar que cada algarismo ocupa.



Agora, com base na placa do veículo, enumere o que se pede:

a) Quantas ordens tem o número que identifica a placa do veículo?

b) Qual algarismo ocupa a ordem das dezenas de milhar?

c) Qual o nome da ordem ocupada pelo número 5?

d) O antecessor do número da placa é um número é par ou ímpar?

e) Os números são usados em várias situações, sendo que em cada uma delas eles possuem classificação diferente. No caso do uso dos números na placa do veículo, eles aí estão representando que classificação?


Por Karine Freitas de Paiva Cardoso


A

sábado, 23 de março de 2013


Invenção dos Números.


1) Os primitivos já tinham noção dos números. Como os homens faziam para representar quantidades? Explique:

2) Indique situações em que usamos os números e qual função social deles em nosso cotidiano.



Por Karine Freitas de Paiva Cardoso 

terça-feira, 19 de março de 2013


Resolução de problemas: medidas e cálculos.




Neste vídeo, você conhece o trabalho sobre resolução de problemas envolvendo grandezas e medidas, na área de Matemática, realizado pela professora Elaine Terezinha Mattioli Coviello, de Pirangi, SP.


Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/resolucao-problemas-medidas-calculos-431346.shtml - Acessado em: 19/março/2013

Problemas Matemáticos - 5º ano


Devemos pensar em Problemas Matemáticos e relacioná-los com diversas situações, com as quais convivemos em nosso dia a dia e que exigem de nós um enfrentamento e atitudes diferentes para a busca de uma solução. Perceber que não há um conceito pronto para a resolução destes problemas, sendo eles convencionais ou não, é possibilitar a ampliação de estratégias e recursos para diversificar as formas e organizações das possíveis respostas apresentadas pelos educandos. Tendo sempre presente que, o problema é toda situação que permite alguma problematização.

Ao trabalhar Problemas Matemáticos com os educandos, é de extrema necessidade ressaltar a flexibilidade na interpretação textual das atividades propostas, pois os mesmos apresentam dificuldades em resolvê-las. Assim, priorizando, respeitando e validando a realidade individual de cada um. O conhecimento prévio é desenvolvido dentro de um contexto, onde todos possam dar sua opinião e vivenciar as dos demais colegas. Destaco também, a importância de trabalhar com a diversidade de problemas não convencionais, possibilitando a desmistificação de crenças em relação ao ensino da Matemática e, com isso, desenvolver no educando, um espírito crítico, capacidade de analisar e discutir, de levantar hipóteses, de questionar e de alcançar autonomia.

Através da resolução de problemas convencionais é possível realizar explorações para que o educando possa formular e pensar em diferentes estratégias de resolução deste problema. No momento em que o educando é instigado, ele percebe o que é necessário saber para resolver o problema proposto. Ele utiliza de ferramentas do seu cotidiano e explora seus conhecimentos para alcançar seus objetivos. A discussão em sala de aula, levando em consideração a vivência individual, proporciona e valida o crescimento coletivo do grupo. 

Ensinar Matemática vai muito além do ensino de procedimentos e técnicas, é disponibilizar aos educandos atividades e situações que possibilitem o desenvolvimento de habilidades de pensamento como a busca de informações, a análise de possibilidades, o levantamento e a testagem de hipóteses, a tomada de decisões e mesmo a construção de argumentação. Trabalhar em sala de aula com a diversidade é um desafio constante, pois possibilita à turma o aprendizado coletivo e de diversas maneiras. Portanto, a contextualização do problema é parte fundamental para que os desafios possam ser lançados e assim desvendados, o que faz parte de um longo processo avaliado diariamente. A interação entre os educandos ocorre na troca de vivências, onde se faz presente e necessário a elaboração de hipóteses onde seja possível solucionar problemas matemáticos e cotidianos.




Texto: Raquel Garbin Megiolaro


9 motivos para estudar Matemática.

Por que aprender Matemática é essencial para a vida do seu filho – e por que ela é muito mais do que uma disciplina importante para passar no vestibular.


Mas a Matemática é uma disciplina útil para inúmeras atividades do nosso dia a dia. Muitas vezes estamos usando nossos conhecimentos matemáticos e nem percebemos. Duvida? Por exemplo, quando você prepara o arroz para o almoço, está inevitavelmente fazendo contas para calcular a quantidade necessária para o número de pessoas que vão comer. Viu só?



A Matemática, portanto, pode trazer muito benefícios para o seu filho (e para você também, por que não?). 

Descubra abaixo quais são eles:

1. Estimula a descoberta
2. Favorece a autonomia
3. Facilita a vida cotidiana
4. Desenvolve o raciocínio
5. Ajuda na concentração
6. Mostra o prazer dos desafios
7. Valoriza o esforço
8. Deixa o brincar muito mais divertido
9.  Pode fazer de seu filho um campeão

Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/9-motivos-estudar-matematica-641079.shtml - Acessado em: 19/março/2013





Por Fabiana Cristina Amgarten


Este vídeo tem poderes! Ele lê a sua mente!





Por Fabiana Cristina Amgarten.

quinta-feira, 14 de março de 2013


Olá! Você que está nos visitando, seja bem vindo!

Este Blog foi desenvolvido por educadoras da Rede Salesiana de Escolas, através da disciplina "Mídias na Educação Básica" do programa de formação à distância da Universidade Católica de Brasília. Nossa Especialização em Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, tem como objetivo exercitar as diferentes capacidades, habilidades e competências em diferentes linguagens, como forma de melhorar o ensino, fazendo com que o educador utilize vários recursos e amplie metodologias inovadoras como a mídia, potencializando o processo de interpretação e principalmente repensando na Educação como formação do conhecimento, despertando o interesse, e possibilitando uma efetiva aprendizagem.

Em breve, estaremos postando textos, artigos, dicas e reportagens referentes aos nossos estudos.


Sintam-se convidados e fiquem a vontade ao visitá-lo e fazer seus comentários.

Total de visualizações de página