terça-feira, 19 de março de 2013


Resolução de problemas: medidas e cálculos.




Neste vídeo, você conhece o trabalho sobre resolução de problemas envolvendo grandezas e medidas, na área de Matemática, realizado pela professora Elaine Terezinha Mattioli Coviello, de Pirangi, SP.


Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/resolucao-problemas-medidas-calculos-431346.shtml - Acessado em: 19/março/2013

Problemas Matemáticos - 5º ano


Devemos pensar em Problemas Matemáticos e relacioná-los com diversas situações, com as quais convivemos em nosso dia a dia e que exigem de nós um enfrentamento e atitudes diferentes para a busca de uma solução. Perceber que não há um conceito pronto para a resolução destes problemas, sendo eles convencionais ou não, é possibilitar a ampliação de estratégias e recursos para diversificar as formas e organizações das possíveis respostas apresentadas pelos educandos. Tendo sempre presente que, o problema é toda situação que permite alguma problematização.

Ao trabalhar Problemas Matemáticos com os educandos, é de extrema necessidade ressaltar a flexibilidade na interpretação textual das atividades propostas, pois os mesmos apresentam dificuldades em resolvê-las. Assim, priorizando, respeitando e validando a realidade individual de cada um. O conhecimento prévio é desenvolvido dentro de um contexto, onde todos possam dar sua opinião e vivenciar as dos demais colegas. Destaco também, a importância de trabalhar com a diversidade de problemas não convencionais, possibilitando a desmistificação de crenças em relação ao ensino da Matemática e, com isso, desenvolver no educando, um espírito crítico, capacidade de analisar e discutir, de levantar hipóteses, de questionar e de alcançar autonomia.

Através da resolução de problemas convencionais é possível realizar explorações para que o educando possa formular e pensar em diferentes estratégias de resolução deste problema. No momento em que o educando é instigado, ele percebe o que é necessário saber para resolver o problema proposto. Ele utiliza de ferramentas do seu cotidiano e explora seus conhecimentos para alcançar seus objetivos. A discussão em sala de aula, levando em consideração a vivência individual, proporciona e valida o crescimento coletivo do grupo. 

Ensinar Matemática vai muito além do ensino de procedimentos e técnicas, é disponibilizar aos educandos atividades e situações que possibilitem o desenvolvimento de habilidades de pensamento como a busca de informações, a análise de possibilidades, o levantamento e a testagem de hipóteses, a tomada de decisões e mesmo a construção de argumentação. Trabalhar em sala de aula com a diversidade é um desafio constante, pois possibilita à turma o aprendizado coletivo e de diversas maneiras. Portanto, a contextualização do problema é parte fundamental para que os desafios possam ser lançados e assim desvendados, o que faz parte de um longo processo avaliado diariamente. A interação entre os educandos ocorre na troca de vivências, onde se faz presente e necessário a elaboração de hipóteses onde seja possível solucionar problemas matemáticos e cotidianos.




Texto: Raquel Garbin Megiolaro

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