Resolução de problemas: medidas e cálculos.
Neste vídeo, você conhece o trabalho sobre resolução de problemas envolvendo grandezas e medidas, na área de Matemática, realizado pela professora Elaine Terezinha Mattioli Coviello, de Pirangi, SP.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/resolucao-problemas-medidas-calculos-431346.shtml - Acessado em: 19/março/2013
Problemas Matemáticos - 5º ano
Devemos pensar em Problemas Matemáticos e relacioná-los com diversas
situações, com as quais convivemos em nosso dia a dia e que exigem de nós um
enfrentamento e atitudes diferentes para a busca de uma solução. Perceber que
não há um conceito pronto para a resolução destes problemas, sendo eles
convencionais ou não, é possibilitar a ampliação de estratégias e recursos para
diversificar as formas e organizações das possíveis respostas apresentadas
pelos educandos. Tendo sempre presente que, o problema é toda situação que
permite alguma problematização.
Ao trabalhar Problemas Matemáticos com
os educandos, é de extrema necessidade ressaltar a flexibilidade na
interpretação textual das atividades propostas, pois os mesmos apresentam
dificuldades em resolvê-las. Assim, priorizando, respeitando e validando a
realidade individual de cada um. O conhecimento prévio é desenvolvido dentro de
um contexto, onde todos possam dar sua opinião e vivenciar as dos demais
colegas. Destaco também, a importância de trabalhar com a diversidade de
problemas não convencionais, possibilitando a desmistificação de crenças em
relação ao ensino da Matemática e, com isso, desenvolver no educando, um
espírito crítico, capacidade de analisar e discutir, de levantar hipóteses, de
questionar e de alcançar autonomia.
Através da resolução de problemas convencionais é
possível realizar explorações para que o educando possa formular e pensar em
diferentes estratégias de resolução deste problema. No momento em
que o educando é instigado, ele percebe o que é necessário saber para resolver
o problema proposto. Ele utiliza de ferramentas do seu cotidiano e explora seus
conhecimentos para alcançar seus objetivos. A discussão em sala de aula,
levando em consideração a vivência individual, proporciona e valida o
crescimento coletivo do grupo.
Ensinar Matemática vai muito além do ensino de
procedimentos e técnicas, é disponibilizar aos educandos atividades e situações
que possibilitem o desenvolvimento de habilidades de pensamento como a busca de
informações, a análise de possibilidades, o levantamento e a testagem de
hipóteses, a tomada de decisões e mesmo a construção de argumentação. Trabalhar
em sala de aula com a diversidade é um desafio constante, pois possibilita à
turma o aprendizado coletivo e de diversas maneiras. Portanto,
a contextualização do
problema é parte fundamental para que os desafios possam ser lançados e assim
desvendados, o que faz parte de um longo processo avaliado diariamente. A
interação entre os educandos ocorre na troca de vivências, onde se faz presente
e necessário a elaboração de hipóteses onde seja possível solucionar problemas
matemáticos e cotidianos.
Texto: Raquel Garbin Megiolaro
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